Blog Startup Brewing Co.

Veja aqui nossas novidades

Em um hop romance: Citra, Mosaic e Simcoe, uma trilogia amarga e aromática

Postagem
Lúpulos norte-americanos são os queridinhos das cervejas hype do momento, no mundo inteiro e também no Brasil.

Estamos em época de colheita de lúpulos nobres na América do Norte e a estação do amor, da lupulina, está no ar. Antes de “nascer” uma nova cerveja ela precisa ser construída do imaginário ao papel, passando pelo processo de produção com os ingredientes, somando-se o tempo necessário da natureza para a transformação de apenas um “chá de malte e temperos” e por fim chegamos ao encontro do copo com o paladar de quem vai provar toda essa história de amor.

Uma receita é um desenho, a busca pelo resultado final, pelo melhor sabor. Um romance que vai se desenhando feito um livro, capítulo a capítulo.

Aqui na fábrica da StartUp nós AMAMOS os lúpulos, e ao longo dos últimos anos trabalhamos com dezenas de variedades em nossas cervejas da Ux Brew, na linha do Mr. Unicorn e com cada marca de cervejaria cigana que passa por aqui. Cada receita nova chega nos apresenta as novidades do mercado, seja na varietal, safra ou até nas diferentes formas de extração (olha essa cerveja AQUI).

Desta vez escolhemos 3 variedades dos lúpulos que mais compramos e que também já são conhecidos dos paladares apaixonados pelo aroma e amargor proporcionado. A dupla Citra & Mosaic talvez seja a mais conhecida, mesmo sendo variedades relativamente novas (século XXI) para o mercado. Essas plantas são norte-americanas e se adaptaram bem ao gosto das cervejas e estilos dos Estados Unidos no paladar do mundo inteiro. O mercado agrícola tem crescido vertiginosamente e os Estados Unidos apresentaramm números exorbitantes pela USA HOPS.

No livro Lúpulo: Guia prático para o aroma, amargor e cultivo de lúpulos, o autor Stan Hieronymus faz um grande olhar para a planta e seu uso no mercado cervejeiro. Existe um investimento bastante alto para entender a complexidade agrícola do cultivo, as diferentes formas de extração e todas as questões que envolvem a adição do lúpulo em uma cerveja. Podemos dizer que muito já foi descoberto, mas o uso da planta nas receitas está atrelado a cerveja faz cerca de 500 anos e a tecnologia vem avançando mais rapidamente nos últimos 150 anos. Ou seja ainda tem muito a ser descoberto.

 

“Eu ainda consigo sentir o cheiro de lúpulos secando, um cheiro indescritível, perfumado, que eu apenas posso definir como  ́algo entre maçã assada e flores de gerânio ́. Para todas as pessoas que colheram lúpulo, esse se tornou um cheiro que jamais seria apagado de suas memórias, como lembrar um velho vício” disse Bertin Deneire que é guia em um Museu de lúpulo na Bélgica, o Hopmuseum, em Poperinge  (Hieronymus, 2020).

O especialista David Ryder (VP MillersCoors) fez uma lista com sete atributos positivos que os lúpulos trazem à cerveja. Além dos atributos já bastante conhecidos como o amargor e o aroma, Ryder ainda enumera o sabor (que é esta combinação de aroma e paladar), a sensação de boca, espuma, estabilidade do sabor e o fato de ser um antimicrobiano.

São muitos os compostos de aroma que um lúpulo pode acrescentar em uma cerveja, os nomes mais técnicos dos compostos tornam o texto meio difícil e o consumidor nem sempre quer saber que a cerveja tem aroma com notas de 4-mercapto-4-metil-2-pentanona, que é cassis =)

Alguns aromas que a incrível variedade de lúpulos pode trazer a uma cerveja:

  • Queijo
  • Herbal
  • Amadeirado
  • Frutado (doces, verdes, selvagens)
  • Cítrico
  • Condimentado
  • Caramelo
  • Resinoso
  • Mentolado
  • Gramíneo
  • Vegetal
  • Floral


Colheita de lúpulo na região localizada no estado norte-americano de Washington, no Condado de Yakima. Foto: Divulgação Yakima

Para as variedades nobre de sabores, como Citra®, Mosaic® e Simcoe®, todos os volumes entregues atenderam às projeções de YCH. Observamos uma variação excepcionalmente grande de fazenda para fazenda neste ano, mas um alto nível de consistência na qualidade geral do aroma. É seguro dizer que foi um bom ano para todas essas variedades.” Yakima Chief em suas atualizações no site sobre a colheita de 2021.

Mas vamos falar dos lúpulos que estamos dando destaque aqui, a começar com o Citra, um fenômeno do mercado e que tem alto potencial de sabor, acima da média geral. E o que queremos em nossas cervejas lupuladas? Amargor? Sim, mas sempre em equilíbrio com o estilo da receita. Aroma? Com certeza! Mas quando falamos em sabor este é o ponto que buscamos, é o que traz uma complexidade de sensações em nossos paladares.

Citra

Segundo o site da Barth Haas, uma das maiores empresas do seguimento, a variedade Citra:

Esta variedade de lúpulo foi lançada pela Hop Breeding Company em 2008. A marca Citra® HBC 394 cv. é uma variedade de lúpulo originada de um cruzamento entre Hallertauer Mittelfrueh e um pai derivado de U.S. Tettnang.”


É o queridinho das receitas com o pé na escola cervejeira norte-americana! Tem alta demanda no mundo todo e por isso, segundo o USDA, atualmente é o mais plantado nas terras do tio Sam.

Cervejas StartUp Brewing com lúpulo Citra
Unicorn Hop Lager
Unicorn Session IPA
Unicorn IPA
Unicorn NEIPA
Unicorn Double IPA
Ux Brew  & Three Monkeys - Monkey Business
Ux Brew Bite & Blow
Ux Brew Crush the Curve
Ux Brew First Steps
Ux Brew linha de quarentena #1 #2 #2.5 #3 #4
Ux Brew No Father No Mother Only Users
Ux Brew Pure Gravity
Ux Brew Pyton Hops
Ux Brew Trub Session #1 #2 e #3
Ux Brew West Trends #1 #2
Ux Brew Words of Denderah

Mosaic

Segundo o site da Barth Haas a variedade Mosaic:

Mosaic ™ é uma variedade de lúpulo de aroma desenvolvida pela Hop Breeding Company, LLC lançada em 2012. Mosaic ™ oferece uma mistura única e complexa de características florais, tropicais, frutadas e terrosas que se traduzem de forma muito favorável em vários estilos de cerveja.”

Antigamente era conhecido pelo seu nome mais técnico, HBC 369. O lúpulo Mosaic é uma filha do Simcoe, um cruzamento que se tornou bastante resistente e que se derivou também do Nugget (Hieronymus, 2020).

Cervejas StartUp Brewing com lúpulo Mosaic
Ux Brew Crush the Curve
Ux Brew First Steps
Ux Brew linha de quarentena #1 #2 #2.5 #4
Ux Brew No Father No Mother Only Users
Ux Brew Pure Gravity
Ux Brew Pyton Hops
Ux Brew Trub Session #2 e #3
Ux Brew Who is Nelson

Simcoe

Segundo o site da Yakima Chief a variedade Simcoe:

Desenvolvido por Yakima Chief Ranches e lançado em 2000, Simcoe YCR 14 é conhecido por sua versatilidade de fabricação de cerveja e características de aroma exclusivas. Sua popularidade continua crescendo, tornando-se uma das dez principais variedades nas indústrias de fabricação de cerveja artesanal e doméstica.”

O aroma do Simcoe virou figurinha carimbada (Hieronymus, 2020) nas cervejas norte-americanas que passam por dry hopping. Tem intensidade de aroma em frutas cítricas, cassis, frutas vermelhas e pinho.

Cervejas StartUp Brewing com lúpulo Simcoe
Unicorn Hop Lager
Unicorn Double IPA
Ux Brew Hop Hood
Ux Brew linha de quarentena #2 #2.5
Ux Brew Trub Session #1
Ux Brew West Trend #1
Ux Brew Who is Nelson
Ux Brew Words of Denderah

O interessante de se observar aqui é que os três são lúpulos do século XXI, o que também nos mostra que novos lúpulos devem continuar chegando, com sabores potentes ou que sejam mais para trazer o amargor ou mais para aroma. Estamos prontos para as novidades a serem descobertas? Sim! Tem um lúpulo favorito? Conta pra gente! Estamos sempre trazendo novos conteúdos em nossas redes sociais e também aqui no blog da StartUp.

EXTRAS:

Atualização da colheita de Lúpulo Yakima Site
Aula do cervejeiro David Ryder em 2011 no Youtube
Hop Growers of America - A Hop's Perspective
Livros Lúpulo e Nova IPA
Bad Romance Lady Gaga no Spotify

Obras Citadas

Hieronymus, S. (2020). Lúpulo: guia prático para o aroma, amargor e cultivo de lúpulos. (M. S. Rita, & M. C. Bastos, Trads.) Belo Horizonte: Letramento; Fome de?; Editora Krater.
Janish, S. (2021). A nova IPA: um guia científico sobre o aroma e o sabor do lúpulo. (P. Paranhos, Ed., & G. A. Lando, Trad.) Porto Alegre: Editora Krater.

VOCÊ CONFIRMA SER MAIOR DE 18 ANOS PARA VISITAR NOSSO SITE?