Blog Startup Brewing Co.

Veja aqui nossas novidades

5 COMIDAS CLÁSSICAS DO CINEMA HARMONIZADAS COM CERVEJAS

5 COMIDAS CLÁSSICAS DO CINEMA HARMONIZADAS COM  CERVEJAS

Alguns filmes clássicos do cinema tem pratos que são muito famosos. Vamos harmonizar com algumas cervejas artesanais?

Escolhemos 5 filmes que são memoráveis e nos acompanhavam em uma época de pipoca no balde e guaraná. Agora, faremos diferente, vamos harmonizar esses clássicos do sofá + sabores cervejeiros. Com sua cerveja em mãos (ou no balde!) vem conhecer essas combinações.

Em cada filme destacamos um prato que aparece como coadjuvante na cena ou até mesmo fortalecendo ainda mais o roteiro. Já tinha reparado nessas comidas? Escolhemos uma cerveja diferente do nosso portfólio e harmonizamos com os pratos cinematográficos!

  1. A DAMA E O VAGABUNDO

PRATO: SPAGHETTI AO SUGO COM ALMÔNDEGAS
CERVEJA: AMERICAN PALE ALE

Este é um filme antigo, de 1955. Se você assistiu esse filme quando era criança, com certeza já pode beber! Essa é a história de amor da Dama, uma cadelinha da raça cocker spaniel que vive no bem bom junto à aristocracia e do cachorro vira lata, o simpático Vagabundo, um cachorro de rua.
A cena mais famosa, capa do filme, é um enorme e suculento Spaghetti ao sugo com a almôndegas, que aqui vamos harmonizar com uma cerveja do estilo American Pale Ale, da Unicorn. Esta é uma combinação tão afetiva quanto as memórias que o filme traz. Uma cerveja maltada, equilibrada, mas com um toque de lúpulo bem inserido.

  1. AMÉLIE POULAIN

PRATO: CRÈMÈ BRÛLÉE
CERVEJA: FRUITED SOUR
O fabuloso destino de Amélie Poulain foi olhar para a existência e refletir, o nosso aqui é apenas combinar Crème Brûlée com uma cerveja frutada e ácida.
Esse filme é do ano de 2002, e está repleto de milhares de pequenos detalhes escondidos entre as cenas.
É encenado pela atriz francesa Audrey Tautou, esse clássico faz uma ponte importante para o mundo da cerveja artesanal. Amélie entende que pequenas coisas são importantes em nosso dia a dia e valoriza com mais intensidade pequenos momentos. Com a cerveja podemos interpretar também por esta perspectiva. Uma receita de cerveja sour precisa trazer equilíbrio, dentro do que é inusitado, acidez. E também ter todas as camadas de sabores bem construída. A escolha de cada fruta e sua proporção são fundamentais para encontrar um resultado final elegante e agradável.
Aqui, combinar um creme que tem ovos, creme de leite e baunilha com uma cerveja com notas de frutas vermelhas, acidez e álcool é transformar tudo em algo novo, dentro de sua própria boca. Harmonizamos com La Maldicion del Emperador Yuma, de Juan Caloto, uma “Gran Berliner Weisse com goiaba, framboesa e amora, com potentes 7,2% de álcool, que consegue carregar bem a sobremesa.

  1. PULP FICTION

PRATO: BIG KAHUNA
CERVEJA: AMERICAN IPA
Este filme de 1994 é recheado de estrelas. Pulp Fiction, tempo de violência é um drama policial do diretor Quentin Tarantino. Nas histórias entrelaçadas dos personagens, temos um momento bastante relevante, que é quando o personagem Jules Winnfield (interpretado por Samuel L. Jackson), vestido com um smoking, super elegante, entra em um apartamento e ao ter uma conversa bastante tensa com os garotos que lá estão, comendo café da manhã, um hamburger da marca Big Kahuna. Nesta conversa angustiante, descobrimos que são Cheese Burgers.
Para nosso momento de relax, sem um assassino por perto, vamos harmonizar de forma clássica e clichê, assim como os filmes que amamos. American IPA é uma das nossas receitas de maior sucesso do estilo, da marca Unicorn.
Mas, claro que a cena mais famosa “I want to dance" é a dança do personagem Vincent Vega (John Travolta) e Mia Wallace (Uma Thurman), descalços, no Jack Rabbit Slim's. Depois de uma cervejinha, fica até mais fácil copiar a coreografia!

  1. ESTÔMAGO

PRATO: AS FAMOSAS COXINHAS DO NONATO
CERVEJA: JUICY IPA
Neste clássico filme brasileiro temos o personagem de Raimundo Nonato, que na esperança de uma vida nova e melhor se muda para a cidade grande. Ele é um cara muito simples e começa trabalhando como faxineiro em um bar. Depois de um tempo ele descobre que seu talento é na cozinha e sua coxinha vira um sucesso estrondoso! O enredo é muito bem escrito e um ótimo filme brasileiro, que foi muito premiado e está na lista de 100 melhores filmes brasileiros da Abraccine.
Na brincadeira de harmonização, a coxinha, tão simples e democrática, com o estilo mais hype do momento, a NEIPA (também conhecida como Juicy IPA). A Crush the Curve é uma cerveja que foi desenhada em meio ao caos da pandemia do Coronavírus e explicamos bastante sobre a cerveja, o conceito e o momento nesse link especial.

  1. FORREST GUMP

PRATO: BOMBONS
CERVEJA: RIS

O filme de 1994 continua até nos dias de hoje um clássico para rever! A história das estórias de Forrest Gump são contadas em um banco enquanto ele aguarda seu ônibus passar e para cada novo personagem que chega, ele tem um diferente momento para contar e gentilmente oferecer bombons. Com uma mãe muito amável, sua criação é uma inspiração de otimismo e emoção.
Para a última combinação de cerveja e clássicos do cinema, trouxemos a cerveja cigana HopMundi, que produz alguns de seus rótulos na StartUp. Na harmonização com os chocolates, a indicação de cerveja é a potente Russian Imperial Stout, Sílvia Nigra, com seu toque tostado, maltado e intenso em 11% de álcool.
E para não ficarmos de mãos abanando com bombons, aqui um vídeo com 31 detalhes que estão no filme e quase ninguém pegou!

Bom filmes, harmonizações e saúde!

Beba sempre com moderação
Se beber não dirija!

VOCÊ CONFIRMA SER MAIOR DE 18 ANOS PARA VISITAR NOSSO SITE?