Blog Startup Brewing Co.

Veja aqui nossas novidades

Lançamento Projeto LDAC - Long Distance Area Code. Wait for the call

Postagem

Uma cervejaria nômade! Esse é o conceito da união entre duas respeitadas cervejarias ciganas, a Morada Cia Etílica, brasileira e Stillwater, americana. É com grande alegria que a StartUp recebe em suas tinas e tanques as receitas e ideias criativas da LDAC, marca que nasce para viajar curtas ou longas distâncias, seja em sua cultura ou suas latas, que são fabricadas em um modelo de negócio inteligente. Para falar um pouco mais sobre esses lançamentos, entrevistamos os envolvidos no projeto, a Fernanda Lazzari e o Junka, da Morada Cia Etílica e o Brian Strumke, da Stillwater.

Como vocês conheceram a Stillwater?

MORADA - Fer e Junka: Nosso primeiro contato aconteceu por iniciativa do Brian. Ele resolveu vir até o Brasil em 2014 para ver de perto o que estava acontecendo no cenário local. Antes de vir para cá ele fez uma pesquisa sobre os projetos e marcas interessantes que estavam se destacando e que eram do seu interesse, gostou muito dos produtos e proposta da Morada e nos procurou.

Quais os planos para o futuro do projeto?

MCE: Queremos continuar desenvolvendo produtos com muita personalidade, com uma bela dose de brasilidade, seja pelos ingredientes usados, pelo conceito do geral ou pela arte dos rótulos. Queremos dar espaço para este projeto explorar estilos sem impor barreiras ou limites. Também vamos nos aventurar a bebidas híbridas, empregando métodos emprestados do mundo dos vinhos, uso de barris de madeiras nativas e muito mais.

Por que a StartUp Brewing foi escolhida para produzir esses rótulos no Brasil?

MCE: Fomos muito criteriosos com a escolha do parceiro ideal para viabilizar nosso projeto. A StartUp vem se destacando no cenário atual, a fábrica tem instalações modernas, equipamentos de primeira e uma excelente equipe para conseguir executar as visões que vamos desenhar em forma de receita. Um projeto de alto nível como a LDAC precisa de uma estrutura no mesmo padrão, e uma equipe com visão de futuro e alta qualidade técnica. Além disso, a localização próxima de São Paulo, também ajuda muito a ter uma logística mais eficiente para sempre entregar produtos frescos para os clientes.

 

De onde surgiu a ideia de criar uma marca colaborativa?

MCE: Desde o primeiro momento que nos conhecemos, ficou óbvia a conexão que tínhamos, um fino alinhamento de idéias, de convicções e expectativas sobre o mundo das cervejas artesanais e sobre o foco de nossos projetos individuais. De cara começamos a bolar receitas, discutir tendências, compartilhar opiniões sobre o mercado em geral, e logo notamos que fazer uma ou outra receita colaborativa não seria suficiente para expor tudo que tínhamos em comum.

Juntamos a isso a noção de que a cultura cervejeira brasileira ainda está muito aquém do potencial que ela tem frente ao mundo, e que lá fora se sabe pouquíssimo a respeito do que temos por aqui. Então o Brian começou a me provocar com a ideia de criarmos juntos uma marca de alcance global, juntando todos os potenciais das duas marcas combinadas.

Quem assina o design da marca? Os rótulos são super criativos e marcantes. 

STILLWATER - Brian Strumke: As ideias foram sendo concebidas ao longo de nossas conversas, das viagens que fizemos juntos pelo interior do Brasil, dos visuais que vemos no cotidiano de nossas cidades. Depois de criarmos os conceitos básicos dessas visões, passamos a bola para Daniel Mazer, do estúdio de design D-Lab. Ele tem tato fino para absorver toda nossa loucura e traduzir isso na arte dos rótulos.


De onde veio o nome LDAC?

SBS: A inspiração são as conexões que as pessoas criam, ou muitas vezes descobrem que sempre tiveram. Independente da distância, estamos sempre ligados, conectados, prontos para receber e transmitir em banda larga nossas idéias e sentimentos. A ligação entre os ideais da Stillwater e da Morada são marcantes, e esse projeto é nosso esforço conjunto em conectar as pessoas de todo mundo ao cenário brasileiro de cervejas artesanais. Então independente de onde você estiver, basta discar nosso código de área de longa distância que estará sintonizado com nosso projeto.

Quando a LDAC lançou a primeira cerveja?

SBS:  Os primeiros dois rótulos foram lançados nos EUA em abril de 2021, logo no mês seguinte chegaram na Europa e em seguida na Ásia.

Bebidas Colaborativas das duas marcas

  • Liquid Rio, 2015
  • Cupuaçu Sour, 2015
  • Abera Base, 2015
  • Cupuaçu Brut, 2015
  • O Trabalho, 2015
  • Abera Brut, 2017
  • Wine Drop, 2020, Narcose, Morada, Stillwater e  Vivente Vinhos Vivos
  • Frutaria, 2021 USA/2021 Brasil, Long Distance Area Code 
  • Pixação, 2021 USA/2021 Brasil, Long Distance Area Code 

Saiba mais sobre cada cervejaria

MORADA CIA ETÍLICA

A Morada Cia Etílica, dos Curitibanos André Junqueira e Fernanda Lazzari, é uma companhia etílica cigana nômade que desenvolve bebidas de exceção - para quem tem sede curiosa e paladar inquieto.

Nosso tesão é investigar ingredientes e técnicas para criar bebidas conceitualmente relevantes, artisticamente provocadoras e gastronomicamente interessantes, sempre explorando as lacunas, os entre­-estilos e os cantos esquecidos do universo etílico já que a monotonia da zona de conforto é nosso inferno ideológico.

Acreditamos que os etílicos são parte viva de nossa herança ancestral humana e que devem ser honrados e valorizados. Somos agentes da revolução, da renovação e da evolução da cultura etílica e assim seguiremos, das trincheiras, arremessando garrafas de efeito moral na cara da mesmice.

ANDRÉ JUNQUEIRA

Administrador de empresas em outra vida, Junka é cervejeiro e destilador caseiro desde 2010. No Siebel Institute em Chicago cursou o Advanced Homebrewing Program e o Craft Distilling Operations and Technology e é Sommelier de Cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers desde 2011. Foi o primeiro presidente da ACervA-PR e é associado fundador da Procerva. Desde 2010 atua como instrutor e palestrante em diversos eventos das ACervAs, Procerva e escolas pelo país, tendo passagem pela Cervejaria Escola Bodebrown, Science of Beer, Universidade Positivo e Escola Superior de Cerveja e Malte. Atualmente integra o corpo docente do Instituto da Cerveja Brasil.
 

Sonhador etílico e questionador nato, gosta de ficar inventando novidades etílicas, e as vezes nem tão etílicas, sempre que tem a oportunidade. Junka se considera um designer de bebidas “não ter uma fábrica própria me permite uma liberdade artística de criação ímpar, e não apenas de cervejas”, comenta. “A linha de sidras Épo e de vinhos naturais de mínima intervenção, Eu Borbulho, só foram possíveis devido a este modelo cigano nômade que adotamos”.

STILLWATER ARTISANAL e BRIAN STRUMKE

Fundada em 2010, Stillwater® é um projeto original de cerveja cigana nômade que utiliza a tradicional cervejaria como se fosse um estúdio - um lugar onde a cerveja se torna uma tela para criação, colaboração e experimentação. Para seu fundador, Brian Strumke, a produção de cervejas nômades é uma maneira de contar histórias, se envolver com o mundo em geral e movê-lo em seus próprios termos.

A Stillwater Artisanal é ideia do Norte Americano Brian Strumke, cuja vida passada como DJ e produtor de música eletrônica internacionalmente renomado o conduziu estranhamente por um caminho para a produção de algumas das cervejas mais exclusivas e com maior classificação do mundo.

Em 2004, após anos de viagens intermináveis, Brian decidiu transferir sua energia criativa para projetar traduções nouveau de estilos de cerveja existentes no quintal de sua casa na cidade de Baltimore, Maryland. Ele rapidamente deixou sua marca na comunidade por suas misturas muitas vezes estranhas e métodos de preparação não convencionais. Para intriga (confusão) e alegria dos juízes, as competições rapidamente renderam vitórias em categorias mais esotéricas com o uso de ervas, especiarias e fermentos selvagens. Após 5 anos de ciência louca caseira, um acordo foi fechado com a Twelve Percent Imports, sediada em Brooklyn, NY, para produzir e distribuir as criações de Brian em todo o mundo.

Em 2011, Strumke acordou uma manhã e se viu consagrado como uma das novas melhores cervejarias do mundo pelo Ratebeer.com - uma proclamação que mudaria a trajetória de sua vida para sempre. Nos últimos 10 anos, ele construiu e escalou Stillwater® em um negócio internacional, capturando ampla atenção com sua abordagem multidisciplinar e produtos premiados produzidos em todo o mundo.

A Stillwater permaneceu no "Top 100" global desde então e recebeu elogios de veículos de comunicação como NPR, Bloomberg, Washington Post, Food & Wine, New York Times e muito mais. O rápido sucesso gerou grande demanda pela Stillwater Artisanal e a cerveja agora é distribuída em mais de 40 estados dos EUA, além de Canadá, Europa, América do Sul, Ásia e Austrália.

Assista o Brian e o Junka no vídeo de lançamento para descobrir mais sobre tudo isso (até como é que fala LDAC). O lançamento aconteceu no dia 16/12 às 19h pelo Youtube da StartUp Brewing e Facebook da Morada Cia Etílica AQUI.


COMPRE AQUI FRUTARIA

COMPRE AQUI PIXAÇÃO

VOCÊ CONFIRMA SER MAIOR DE 18 ANOS PARA VISITAR NOSSO SITE?