Blog Startup Brewing Co.

Veja aqui nossas novidades

7 dicas de como servir cerveja

Postagem
Como você serve sua cerveja?

O ritual do serviço pode ser simples, claro, mas também pode ser cheio de detalhes importantes ou apenas um toque a mais de requinte. Trouxemos aqui algumas dicas bacanas e alguns conhecimentos extras para quem gosta de vivenciar cada etapa da sua cerveja artesanal.

Refrigeração/temperatura
A indicação de temperatura de serviço para cada cerveja varia conforme seu estilo. Um dos elementos fundamentais para se pensar é sobre a graduação alcoólica da cerveja. Se a dúvida é qual a temperatura ideal para servir uma cerveja, ela vem acompanhada de outra pergunta. Qual cerveja (estilo/receita) estamos falando, com qual % de álcool?

As cervejas mais leves bebemos mais geladas. As lagers aqui no Brasil são chamadas de “estupidamente geladas!” e tá tudo bem, queremos refrescância, atravessar as estações de calor com algo que seja uma experiência agradável. Mas algumas cervejas podem ter um leve ajuste de serviço, não tão congeladas, mas nunca quentes, a variação é pequena. Em geral:
< o álcool < a temperatura (2º a 6ºC)
> o álcool > temperatura (7º a 12º C)

A escolha do estilo é quem faz as regras do serviço
Alguns estilos cervejeiros tem suas próprias regras, conhecer sobre as histórias e detalhes é mais uma dose de conhecimento. Cervejas alemãs, como as de trigo, pedem um copo grande e serviço completo da garrafa, assim como algumas cervejas do estilo norte americano (e que somos especialistas!) a Juicy IPA, com um pouco de sedimentação no fundo da lata. Também estilos refermentados ou envelhecidos em garrafas são exemplos com recomendações mais criteriosas. Em geral, as cervejas tem um serviço parecido, mas o charme extra está sempre no detalhe.
O serviço da cerveja, de acordo com o estilo, tem a conexão com a escolha do copo.

Escolher o copo ideal & higienizar latas e copos
Lavar seus copos e latas é essencial! Já o detalhe e a sofisticação ficam por conta da escolha das centenas de copos e designs possíveis. Os diferentes copos têm propósitos variados, como bocal mais aberto para mais aroma ou mais fechados para manter melhor a carbonatação. Mais importante do que o formato do copo é ele estar limpo, assim como as latas, que passeiam entre fábricas, caixas e prateleiras. A dica é lavar antes de guardar a cerveja na geladeira!

Uma taça bonita também é de encher os olhos, mas podemos escolher entre copos baixos, longos, tradicionais e modernos, como a nova onda de térmicos.


Caindo no copo: angulação e engenharia
Quem que nunca serviu uma cerveja e ela virou só espuma no copo? A angulação do serviço é o detalhe importante para um caimento perfeito.
As cervejas que têm maior carbonatação precisam de um ângulo mais agudo para não correr o risco de encher o copo com apenas espuma. Em geral, 45º graus é o ideal para a maioria dos estilos.  Evite bater a lata na borda do copo e despeje sem pressa, apreciando o momento.

Fundo do fim: sedimentos e trubs cervejeiros
Muita gente faz careta para os fundos de lata/garrafa, mas é natural que algumas receitas tenham esse trub e que pode ser degustado também, pois é cerveja!
A cerveja artesanal tem diferentes receitas que nem sempre vão agradar, a cerveja mainstream é sempre mais límpida e brilhante, para te conquistar pelos olhos e não pelo paladar! Muitas cervejas são turvas, com leveduras em suspensão e alta carga de lúpulos no dryhop. Essas partículas mais pesadas vão para o fundo da lata e quem bebe escolhe se quer junto, separado em um copo ou não serve. A dica é provar ;)

O tal colarinho e prazer visual
O colarinho é o topete de um lindo penteado! Visualmente uma cerveja com espuma bem formada é mais atrativa, além dos benefícios técnicos.
A qualidade da espuma depende de diversos fatores que incluem seu estilo, maltes utilizados, PH e outros componentes. A espuma ajuda a reter carbonatação, evita a oxidação e mantém a temperatura por mais tempo. Charles Bamforth, cientista inglês especialista em cerveja, é defensor do colarinho. Ele estuda os benefícios da espuma e tem artigos famosos sobre o tema.
É pecado servir cerveja sem colarinho? Acreditamos que não! Se estamos buscando a experiência pessoal em seu esplendor, se você não gosta de espuma, tá tudo bem! Tem um movimento com fotografias onde a cerveja é servida até a borda do copo, conhecido como #gringopour convenhamos que fica bonito também!

O propósito do serviço
Qual o propósito de toda a encenação que um serviço pode ter? A pergunta muitas vezes é respondida com um "Por que não?". Já que podemos fazer bonito, bem feito e com todos os detalhes possíveis, para trazer maior prazer sensorial, agregar mais valor a um produto já cheio de sabores e nuances é fundamental.Romantizamos o serviço e nos apaixonamos pelos resultados.
Paladar é experiência e cerveja é mais do que apenas um líquido no copo: é capital social e prazer sensorial. Transformamos em algo singular um serviço que parecia simples. Todo copo importa! Faça bonito!

A dica final é termos um brinde cheio de saúde, fechar o ritual do serviço com as melhores intenções! Depois, deixa a cerveja cumprir seu papel agregador, unindo pessoas, deixando os pensamentos soltos e relaxando o dia.

VOCÊ CONFIRMA SER MAIOR DE 18 ANOS PARA VISITAR NOSSO SITE?